Cidade News

DESFILE HISTÓRICO MARCA O DOIS DE JULHO EM VALENÇA

Um grande desfile celebrou o Dois de Julho em Valença. Recepcionado pelo prefeito de Valença, Jairo Baptista o Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, 33ª Companhia Independente da Polícia Militar, Câmara de Vereadores, Fanfaras, Filarmônica 24 de Outubro, Escolas das redes Estadual e Municipal, grupos folclóricos e comunidade em geral participaram das comemorações da Independência da Bahia.

A Independência da Bahia é um evento também conhecido como Independência do Brasil na Bahia, tratando-se de um desdobramento da Independência de nosso país. A Independência da Bahia, na verdade, foi a resistência estabelecida por parte da população baiana contra os portugueses e as autoridades locais, que se mantiveram leais à Metrópole.

 

A cidade de Valença faz parte dessa luta e todos os anos a prefeitura promove o desfile dos carros do caboclo e da cabocla. Neste Dois de Julho, autoridades e a comunidade participaram do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Valença e em seguida foram entoados os hinos, brasileiro, da Bahia e de Valença e em seguida um grande cortejo percorreu as principais ruas da cidade culminando as apresentações dos pelotões na Praça da República, onde os carros da cabocla e do caboclo permanecem no local para visitação.

Milhares de pessoas participaram da luta pela Independência da Bahia – e do Brasil – que permitiu de fato a separação de Portugal. O grito de Dom Pedro II, às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822 deu início ao processo de transformação do Brasil, mas foi a marcha vista em Salvador no dia 2 de julho de 1823, repleta de indígenas, mestiços, negros, mulheres e vaqueiros, que deu aos brasileiros uma nação para chamar de sua.

 

ASCOM – PMV

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.