Cidade News

Escola municipal de Camamu recebe projeto Biblioteca Futuro

Sessenta estudantes serão beneficiados com a iniciativa da Rede Educare com patrocínio do CTC via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura

Camamu, junho de 2024 – No dia 11 de junho (terça-feira), 10h, o projeto Biblioteca Futuro chega ao município de Camamu, no interior da Bahia. O novo espaço lúdico com acervo de 850 livros, brinquedos educativos e objetos de pesquisa será inaugurado na Escola Pedro Coutinho de Almeida, ampliando o acesso à leitura para os 62 estudantes da instituição com idades entre 4 e 10 anos, matriculados no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. O projeto é uma realização da Rede Educare com patrocínio do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.
O projeto Biblioteca Futuro convida alunos e educadores a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de livros que abordam temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta, como reciclagem, energias renováveis e ciclo da água. Com paredes decoradas e informativas, o projeto tem como mascote o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico.
“Já fui aluna e professora nesta escola, então falar da Biblioteca Futuro me deixa muito feliz, é um sonho realizado, especialmente para os nossos alunos, que irão viajar na imaginação, buscando conhecimento nesse universo maravilhoso chamado leitura”, declara Maria Eunete Barbosa, diretora da Escola Pedro Coutinho de Almeida.
Já para a professora Célia Cristina, o espaço de leitura vai mudar o futuro das crianças, abrir novos horizontes, promover estímulos, além de incentivar não só os estudantes, mas os professores que estão construindo conhecimento. Ela comenta que, até o momento, os estudantes não contavam com uma estrutura adequada para, por exemplo, realizar pesquisas, e essa dificuldade deixará de existir.
“A biblioteca vai deixar o aluno mais motivado a pesquisar e fazer novas descobertas. Sempre sonhei com um ensino de qualidade, pois acredito na cultura da sensibilidade, ampliação, imaginação e do senso crítico. Estou radiante, não vejo a hora de começarmos a usufruir deste presente que irá transformar a nossa comunidade e ser passado de geração para geração. Uma biblioteca é o que estava faltando para podermos avançar”, comenta a professora Célia.

 

Para a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha, o tempo em que vivemos aponta para a necessidade de envolvermos crianças e jovens em atividades literárias lúdicas e que envolvam educação ambiental. “Buscamos com esse projeto sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. O livro é o grande ponto de referência para reflexões”, afirma..
“Estamos muito orgulhosos deste projeto. O compromisso do CTC é gerar impactos sociais positivos nas comunidades próximas dos locais onde atuamos e este projeto contribuirá para o empoderamento educacional e cultural destas comunidades. A ciência e a sustentabilidade fazem parte do nosso DNA. A Biblioteca Futuro, ao abordar temas cruciais para vida do Planeta, vai colaborar para que os jovens entendam os impactos de suas ações à natureza, promovendo a consciência ambiental” declara Viler Janeiro, Diretor de Operações e ESG do CTC.
Biblioteca Futuro – Assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro tem a proposta de implantar espaços lúdicos de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, jogos pedagógicos e objetos de pesquisa, como lupa, balança, fita métrica e microscópio de brinquedo. As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca. O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água e Sistema solar.
Sobre o CTC
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. É o maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 5 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.
Criado em 1969, CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração através do processamento da palha da cana (bioeletricidade).
Sobre a Rede Educare
A Rede Educare é movida pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Com 16 anos de trajetória, a empresa é referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.
Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Rocha Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Serviço:
Projeto Biblioteca do Futuro – 2ª Edição
Onde: Escola Pedro Coutinho de Almeida
Endereço: Rua Direita S/N, Comunidade de Pinaré – Camamu (BA) | CEP: 45445-000
Inauguração: 11/06 (terça-feira)
Horário: 10h

Informações para a imprensa I CTC
Fato Relevante
Alessandra Carvalho I alessandra.carvalho@agenciafr.com.br

Informações para a imprensa I Rede Educare
Viva Comunicação Interativa | atendimento@interativaviva.com.br
Tatiane Freitas I tatiane@interativaviva.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.