Cidade News

Exposição em Campinas recupera história da monarquia no Brasil

A exposição “Memórias do Império” mostra mais de 110 objetos dos séculos 18, 19 e 20 – parte da coleção particular do laboratório farmacêutico EMS, patrocinador da mostra

A exposição “Memórias do Império”, na Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas, interior de São Paulo, teve início na terça-feira (1º). A mostra gratuita permite conhecer um pouco mais da história e modo de vida da monarquia no Brasil e no mundo.

Um retrato de Dom Pedro II, o relógio original da fazenda imperial de Santa Cruz e o jogo de chá usado pessoalmente por Dom Pedro são alguns dos 110 objetos dos séculos 18, 19 e 20  parte da coleção particular do laboratório farmacêutico EMS, patrocinador da mostra.

“A EMS foi chamada para apoiar a restauração do Museu do Ipiranga, onde a gente participou com muito gosto, com uma obra excepcional. Aí a gente tomou gosto pela coisa. Acho que o Brasil merece recuperar a sua história e é um pouco do nosso papel como uma indústria nacional apoiar esse retorno à história”, disse à CNN o presidente do conselho administrativo da empresa, Carlos Sanchez.

Idealizada pela EMS, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e do Museu da Cidade, a mostra faz parte da comemoração de 249 anos do município e deve ficar aberta ao público até 23 de setembro.

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, chamou a exposição de “um acontecimento histórico” para a cidade.

O curador da exposição, Paulo César Garcez Marins, é historiador e chefe técnico de acervo e curadoria do Museu do Ipiranga.

“Nós estamos entrando em contato com diversos objetos que pertenceram aos palácios imperiais, tanto na cidade do Rio de Janeiro, quanto em Petrópolis. Esses objetos foram dispersados após a queda do Império em 1889, houve vários leilões, inclusive a República determinou para que esses palácios fossem esvaziados. Então esses objetos iam passando de mão em mão ao longo dos séculos e estão reunidos aqui”, explicou Marins à CNN.

  • O público poderá visitar a exposição “Memórias do Império” de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h.
  • A entrada é gratuita.
  • A mostra seguirá na Casa de Vidro do Museu da Cidade até 23 de setembro.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.