Cidade News

Palestra com Thaic Carvalho reuniu comunicadores do Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano

Iniciativa do Sebrae levantou reflexão sobre “pensar fora da caixa” no âmbito da comunicação

Referenciando Dona Canô ao afirmar que “Só é feliz quem tem coragem”, a jornalista Thaic Carvalho levou uma injeção de ânimo a dezenas de comunicadores e comunicadoras das regiões do Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano. A comunicadora apresentou a palestra “Sebrae Unbox: mídia e empreendedorismo fora da caixa”, na noite desta quarta-feira (17), no auditório do Sebrae em Santo Antônio de Jesus.

 

Aberto e gratuito para jornalistas, radialistas, assessores de comunicação e influenciadores digitais, a atividade reuniu profissionais de Santo Antônio de Jesus e de municípios como Cruz das Almas, Valença, Mutuípe, Aratuípe, Muniz Ferreira e Nazaré.

Ao longo da palestra, Thaic contou sua trajetória profissional até se transformar em repórter e apresentadora de TV, remontando a sua ousadia em buscar a realização de seus sonhos. Para a palestrante, “chega primeiro quem quer mais!”. Com a rotina engessada e a perda do propósito diante da imposição de hábitos que impactavam diretamente a relação com a família, Thaic enxergou a necessidade de fazer uma transição de carreira. Foi quando, em 2022, resolveu sair da TV e se dedicar ao projeto profissional voltado para a educação atrelado à comunicação.

“No telejornal estava dentro de uma caixa. Eu queria mais e eu sabia exatamente o que eu queria, tanto é que eu fiz um diário sobre o que eu queria para minha vida. Amo o telejornalismo, mas acho que eu já não estava cabendo nessa caixa da TV, então quis empreender, ser dona da minha vida, da minha rotina, em carreira solo, mas sabia que não poderia fazer isso de forma despreparada e foi aí que procurei o Sebrae porque tinha ideias, mas precisava de um caminho para colocá-las em prática”, lembrou destacando o apoio do Sebrae nesse processo.

Thaic é microempreendedora individual e, atualmente, comercializa um curso prático de repórter – iniciado em março de 2022. A metodologia do curso é distribuída ao longo de três domingos numa imersão prática sobre o dia a dia do jornalismo de TV. Seu curso já alcançou a marca de sete turmas. Para ela, o Sebrae foi fundamental, sobretudo para auxiliar na precificação, tendo ajudado a empreendedora também por meio de programas como o Radar Sebrae; De portas abertas; e Empretec.

“É de uma importância enorme o fortalecimento do empreendedorismo em nossa região e trazer uma formação específica para a turma da comunicação não é relevante apenas por ser um conteúdo focado na área de atuação desses profissionais, mas por também ser um vetor de transformações de realidades a partir das múltiplas possibilidades de empreendedorismo trazidas na fala de Thaic, ao ‘pensar fora da caixa’”, destacou o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.

Danielle Almeida é jornalista graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e assessora de comunicação nas Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus. Para ela, a palestra foi inspiradora. “A primeira lição que fica é sobre coragem. Me identifico muito com a história de Thaic, sobretudo quando ela traz a ousadia de correr atrás dos sonhos logo no início de sua carreira e, mais recente, ao sair da caixa com a mudança de lugar de atuação saindo da TV para esse universo empreendedor”, avaliou.

Junto a Danielle, o jornalista, também egresso da UFRB, e assessor de comunicação na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Reginaldo Silva, celebrou o momento parabenizando o Sebrae pela iniciativa de levar uma formação para quem faz comunicação.

 

“Thaic é uma profissional que acompanho há muito tempo, admiro o trabalho dela e essa palestra trouxe muitos aprendizados para nós. Fiquei refletindo sobre algo que ela falou que, ao empreender, você pensa no que realmente tem afinidade e sabe fazer, o que você faz com amor e com brilho nos olhos. Isso me abriu a visão para as diversas funções que podemos desempenhar e dar outros saltos na busca de outras oportunidades. Foi muito grandioso e engrandecedor para mim”, acrescentou.

O jornalista responsável pela Agência Sebrae de Notícias na Bahia, Pedro Otto Soledade, lembrou do potencial empreendedor de Santo Antônio de Jesus e toda a região, que se destaca por terem uma realidade de Comunicadores essencialmente empreendedores, parceiros dos pequenos negócios e do Sebrae.

“Estar aqui com um evento de conteúdo, fomentando o encontro desses formadores de opinião, é uma forma de agradecer a todos e de também marcar a importância que a atividade de informar tem para a missão do Sebrae. Concluímos esta etapa do projeto Sebrae Unbox com a sensação de que nossos laços seguem fortalecidos e estamos ainda mais unidos na causa das micro e pequenas empresas, as verdadeiras protagonistas da nossa economia”, concluiu.

Também participaram do evento o gerente da Unidade de Marketing e Comunicação (UMC) do Sebrae Bahia, Marcos Araújo, e o analista de marketing e comunicação do Sebrae, Rafael Pastori.

 

 

Por: Redação Fonte: Rafael Lopes

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.