Cidade News

Prefeitura de Valença reinaugura a Escola Leonel Lúcio de Farias, no Baixão da Várzea

Mais segurança e educação de qualidade

A prefeitura de Valença, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um projeto educacional e cultural, unindo as crianças das escolas do Subsistema do Jequiriça, situadas na zona rural do município.

A Escola Quilombola Secundino de Brito destacou-se com o tema “Nossa história é o nosso orgulho”. A trajetória desse espaço educacional, que teve início com estrutura de taipa, hoje se expande e recebe um apoio incondicional da gestão municipal para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Além da Escola Quilombola Secundino de Brito, a Escola Municipal Quilombola Pedro Sarmento e a Escola Municipal Quilombola Hilton Couceiros de Matos também se destacaram no evento. Um amplo leque de atividades foi oferecido, desde brincadeiras animadas até exposições de arte feitas pelas crianças e artesanato com piaçava.

O projeto, coordenado pelo diretor do Subsistema Jiquiriçá, Professor Sérgio Patrick, também contemplou iniciativas voltadas à leitura e à agricultura familiar, além de abordar o precioso Rio Jequiriça, elemento fundamental na vida das comunidades locais. Destacou-se, ainda, a exposição de projetos relacionados a manifestações culturais, como o Arguidá. Essa expressão cultural típica de Valença representa uma caminhada que culmina no transporte de um objeto de barro, conhecido como Arguidá, fundamental no processo de beneficiamento da mandioca nas casas de farinha.

A iniciativa não apenas fortaleceu a identidade cultural das escolas, mas também promoveu a integração entre as comunidades, criando um ambiente propício ao aprendizado e à valorização das tradições locais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.