Cidade News

Programa Cacau+ promove Escuta Ativa com Agricultores no Baixo Sul da Bahia

O processo de sistematização, central para o Cacau+, tem o objetivo de estruturar a gestão do conhecimento, contribuir para o desenho de estratégias orientadas para resultados e reforçar a governança do programa.

Em uma iniciativa inovadora de escuta ativa, o programa Cacau+ realizou encontros com grupos de agricultores e agricultoras, envolvendo 34 participantes distribuídos entre os eixos da BR-101 e BA-001. A ação, conduzida pelo Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (CIAPRA), visa melhorar a experiência e as condições de trabalho dos produtores de cacau, considerados a essência do programa.

O processo de sistematização, central para o Cacau+, tem o objetivo de estruturar a gestão do conhecimento, contribuir para o desenho de estratégias orientadas para resultados e reforçar a governança do programa. Além dos agricultores, o processo de escuta incluiu a participação de diversos atores, como o núcleo estratégico do programa, investidores, parceiros, secretários da agricultura e prefeitos. Essa inclusão reforça o compromisso do programa com a coprodução de um futuro promissor para a cacauicultura no Baixo Sul da Bahia.

Alex Almeida, cacauicultor do município de Gandu, destacou a importância da iniciativa. “Foi um momento em que, na condição de agricultor, eu me senti valorizado. Nem sempre somos chamados para momentos como esses. Me senti muito valorizado. Espero que momentos assim aconteçam mais vezes”, afirmou Almeida.

Fabrício Cruz, da ATAIRU Gestão e Inovação Social, também ressaltou a importância dos grupos focais como espaços de troca de percepções e experiências. “Os agricultores compartilharam suas conquistas, capacidades desenvolvidas, lições, boas práticas e visão de futuro, além de mapear desafios do programa”, disse Cruz, enfatizando a potência desses encontros para fortalecer a cacauicultura na região.

O programa Cacau+ segue firme em sua missão de aprimorar as práticas agrícolas e fomentar o desenvolvimento sustentável da região, com o apoio contínuo e o engajamento ativo de todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.