Na sessão ordinária da última terça-feira (22/08), a Câmara Municipal de Valença aprovou por unanimidade o Projeto Legislativo da autoria do vereador Reginaldo Araújo(PL) para a outorga do Título de Cidadã Valenciana para Irene Dóres.

A ativista cultural, atriz, diretora, fotógrafa, historiadora, jornalista e radialista se dedica desde a sua chegada ao município na década de 1980 à luta para que a Cultura e História valenciana se mantenham sempre vivos e de pé.

 

Símbolos da luta recente da jornalista e ativista cultural está o acordo do TAC feito pelo Conselho de Cultura de Valença com Hilton Couceiros que resultou na reforma e restauração do Teatro Municipal de Valença e também a luta pela restauração e manutenção do Prédio da Cadeia que ainda tramita em âmbito judicial.

O pedido feito pelo vereador Reginaldo Araújo também teve assinatura de Ryan Costa e assim que anunciado na tribuna contou com depoimentos fortes dos demais edis ratificando a importância de Irene Dóres para a sociedade valenciana e da sua luta pelas causas sociais, culturais e históricas do município. Reginaldo Araújo fez uma fala bem representativa sobre a atriz/jornalista:

Eu não sabia que Irene não tinha nascido em Valença, a sua vida inteira é como se ela fosse filha de Valença. (...) Pense numa pessoa totalmente dotada a esse município, é Irene. Ela está envolvida em todas as causas sociais culturais, históricas, econômicas. Ela gosta tanto de Valença, é tão envolvida nesse município que nós pensávamos que ela tinha nascido aqui, tal o amor que ela tem por Valença”

Dentre as falas dos vereadores pode-se destacar a colocação de Lelo que foi muito emocionante ao falar da admiração e do respeito que o povo de Valença tem por Irene Dóres e da sua integridade moral diante da Cultura e do Jornalismo.

Por fim, o vereador  Valdiro Oiticica solicitou que o Título de Cidadã Valenciana da jornalista e editora-chefe do Blog Opinião seja assinado não apenas pelos dois vereadores e, sim, por todo o colegiado.

A entrega do título ainda não tem data marcada, mas, é muito celebrada pelas pessoas que acompanham ao longo de quatro décadas a entrega e a luta de Irene Dóres para uma cultura e uma sociedade mais democrática em que suas filhas e netos, assim como todos os outros valencianos, possam desfrutar de uma Valença mais justa e igualitária para todos.
Como diria Humberto Gessinger: “Muito prazer, ao seu dispor/Se for por amor às causas perdidas/ Lute por amor às causas perdidas.” , tudo o que se deseja é que Irene Dóres siga firme na luta pelas causas “perdidas” e que todo o esforço desta jovem senhora ativista, agora cidadã valenciana, seja sempre lembrado pelas futuras gerações valencianas juntamente com outros nomes que transformam diariamente a História deste município.
 

Por Isabella Britto/Foto by Tácio Lima