Em sessão solene, Vereadora Suilan Da Pesca entrega títulos de Cidadão Ituberaense
As homenagens foram aprovadas por unanimidade
Em sessão solene nesta quinta-feira (05), a Câmara de Ituberá realizou a entrega dos títulos “Cidadão Ituberaense”. Concedido exclusivamente a pessoas nascidas em outras cidades, o título de “Cidadão.
Continua Após Publicidade
Foi agraciado com o título “Cidadão Ituberaense ALCIONE RAMOS RIBEIRO Natural de Maraú, de uma família humilde, iniciou sua trajetória de vida com responsabilidades: aos 11 anos, começou a trabalhar para contribuir no sustento do lar e aos 14 anos, concluiu o ensino fundamental. Mudou-se para Itabuna e, em seguida, para Uruçuca, onde se formou como Técnico em Agronomia pela Escola Média de Agricultura da Região Cacaueira a EMARC. Aos 18 anos, chegou a Ituberá, onde começou a trabalhar como técnico em agronomia em uma empresa agropecuária local. Foi nesse município que ele encontrou sua vocação para ajudar o próximo e promover o desenvolvimento sustentável. Durante 12 anos, participou ativamente da implantação de um projeto socioeconômico de reforma agrária, que trouxe dignidade e perspectivas de futuro para muitas famílias da região, por meio de parcerias agrícolas inovadoras. Posteriormente, por 15 anos, dedicou-se à implantação de um dos projetos mais impactantes de sua carreira: um programa de melhoria de vida para mais de 200 famílias de agricultores. Através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), trabalhou incansavelmente para transformar a realidade dessas famílias, tirando-as da pobreza e do extrativismo predatório e promovendo a formação de uma classe média rural. Nos últimos quatro anos, ampliou sua contribuição para Ituberá, assumindo um papel de liderança na vida pública como Controlador Municipal, onde trabalha com seriedade e transparência. Tem presença constante nas sessões da Câmara Municipal, que reflete seu comprometimento com a democracia e com os interesses da população. Sua história é marcada por sacrifícios, superação e um profundo amor por Ituberá, terra que o acolheu. Ao ser indicado a recebr o título de Cidadão Ituberaense, ele relata: que não apenas consolida sua ligação com esta cidade, mas também reforça sua dedicação em continuar servindo a este povo com ética, compromisso e humanidade.
Continua Após Publicidade
DR. LUCAS OLIVEIRA DA COSTA também foi agraciado. Dr. Lucas
Nasceu em 14 de janeiro, natural de Salvador, formado em medicina na UFBA 2010, primeira especialização em Medicina de Família e Comunidade no ano de 2012 . Em 2014 começou a trabalhar em Ituberá, há 10 anos reside aqui no município, casado, e pai de 02 filhos. Militante e trabalhador do SUS, realiza atendimento clínico nas unidades de saúde e em visitas domiciliares, além de ações educativas nas comunidades rurais, assentamentos e quilombolas, como na Colônia, Km10, Km 15 (Assentamento Josinei Hipólito), Km22, Capoeira, Km 25, Fazenda Eldorado, Assentamento Lucas Dantas, Campo do Amâncio e Lagoa Santa.
Enfrentou por 07 anos estradas de difícil acesso, locais de atendimento insalubres e condições de atendimento fora do que seria o padrão ideal, porém era o necessário para, minimamente, colaborar com as pessoas daquelas localidades.
Em 2021, concluiu a especialização em Psiquiatria e passou a desenvolver atendimentos voltados exclusivamente nesta área, tanto no CAPS quanto no ambulatório municipal de especialidades médicas, na Casa Rosa, até os dias atuais. Além disso atende também no Presídio de Valença, e nos postos de saúde em Cairu e Nilo Peçanha.
O que o trouxe a Ituberá foi a possibilidade de realizar o trabalho de modo a se inserir na comunidade e contribuir com a sua bagagem social, academia e experiência prática, num local geograficamente interessante pela sua localização, belezas naturais e proximidade com a cidade de origem.
Em entrevista ao CN-NEWS a vereadora atuante Suilan da Pesca falou da importância de homenagear e agraciar essas pessoas com o titulo de cidadão ituberaense.
São pessoas que trabalham pela comunidade Ituberaense ,Pessoas que já tem mais de 10 anos, o Sr. Alcione mesmo veio com 18 anos de idade,tem um trabalho comunitário à frente à igreja católica, junto com sua família, a mesma coisa o Dr. Lucas que vem fazendo um trabalho assim muito bonito na zona litorânea, na zona rural, e são pessoas que sempre tiveram o sonho de receber esse título, ainda não tinha chegado a oportunidade de receber, disse. O amor que eles têm por Ituberá, são pessoas de fora que vêm para a cidade, alguns vêm a trabalho, outros a passeio e acaba ficando aqui, pela receptividade que tem a nossa gente, então assim, para eles que recebem, é muito mais que um título, é muito mais que uma placa, e para a gente que oferece esse título, é uma felicidade de ver o quanto a pessoa faz pela nossa cidade, finalizou a vereadora.
📲Siga o @cidadenewscidade no instagram e fique bem informado de tudo que acontece na Bahia e no mundo.
📲Confira as notícias do dia nos stories.