ITUBERÁ: Gerador do Hospital Dr. Antonio Da Costa Pinto Dantas não funciona durante queda de energia e assusta familiares
EM 5 DE AGOSTO DE 2019 O VEREADOR VALTEMAR DA LAPA (TINHO DA CARNE) COMEMORAVA A CHEGADA DO GERADOR DO HOSPITAL
Já virou rotina toda vez que falta energia na cidade de Ituberá e hoje dia (24) por volta das 21:50 para 22:00h o gereador não funcionou, deixando profissionais da saúde e os pacientes apavorados, o hospital da cidade ganhou um gerador em 2019 através do empenho e indicação do atuante vereador Tinho Da Carne, que comemorou a chegada do equipamento para dar mais segurança para quem precisa dos serviços do hospital principalmente nas horas emergências.
MENSAGEM DO VEREADOR TINHO NAS REDES SOCIAIS QUANDO CHEGOU O GERADOR:
O CIDADE NEWS ESTAR A DISPOSIÇÃO PARA QUE O VEREADOR TINHO DA CARNE QUEIRA MANIFESTAR SOBRE O OCORRIDO.
Porque o gerador não funciona? Alguém precisa explicar para população o que estar acontecendo. Em um momento que chega um paciente acidentando ou qualquer outra situação grave o que fazer nestas horas pânico as escuras?
A falta de energia elétrica pode causar impactos relevantes em nossa rotina doméstica, pois ela permeia o funcionamento de equipamentos que nos trazem conforto e agilidade em nosso cotidiano.
Em um ambiente hospitalar esse contratempo pode ocasionar danos irreversíveis, pois toda a infraestrutura organizada para o tratamento dos pacientes é desativada, por esse motivo um gerador de energia para hospital é um equipamento exigido por lei.
Em 1977, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 400, de 6 de dezembro de 1977 – Normas e Padrões sobre Construções e Instalações de Serviços de Saúde, que em seu capítulo – Normas Técnicas Sobre Instalações Elétricas, item 6, determinava que todo hospital deveria obrigatoriamente manter uma fonte de energia de emergência para assegurar a continuidade do funcionamento dos equipamentos vitais utilizados no atendimento aos pacientes, quando o suprimento de energia fosse interrompido. Esta Portaria estabelecia também que “a inobservância as normas e padrões aprovados por esta portaria constitui infração à legislação sanitária federal tal como configurado na Lei nº 6437/77 “.
Em 1995 tendo o Ministério da Saúde participado do processo de elaboração na norma da ABNT, NBR 13.534 _ Instalações Elétricas Para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde/Requisitos de Segurança, publicou a Portaria nº 2.662/95 que adotou a citada norma da ABNT como regulamento técnico, ampliando as informações técnicas sobre o assunto. A Resolução – RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 ratificou o que estava normatizado na Portaria.
Todo hospital deve ter um gerador de energia para garantir o funcionamento de equipamentos vitais e o atendimento aos pacientes em qualquer momento.
Pacientes que irão passa em procedimento cirúrgico devem certificar-se se o hospital ou clínicas cirúrgicas possuem um gerador de energia em caso de falta de energia.
A energia elétrica nesses lugares é vital para garantir que não falte energia aos equipamentos que mantêm a vida dos pacientes a salvo.
Entenda porque o gerador de energia para hospital é essencial
O sistema de energia elétrico é responsável por manter o funcionamento de toda a aparelhagem utilizada em hospitais ou centros de saúde.
A interrupção deste fornecimento pode causar danos definitivos e irreparáveis aos pacientes, visto que estes são monitorados e tratados com equipamentos que demandam eletricidade.
Alguns minutos sem o fornecimento de energia pode gerar danos irreparáveis a saúde dos pacientes, por esse motivo o equipamento é tão importante para o funcionamento de hospitais.
MOMENTO EM QUE UM CIDADÃO FILMA TODA A ESCURIDÃO NO HOSPITAL:
DA REDAÇÃO WILTON ANDRADE